![]() |
| Nelson Vasques e Zico (Foto arquivo Nelson Vasques) |
Passou pelo Mixto em 1976 um treinador oriundo do futebol carioca chamado Velha. Mas ele não ficou muito tempo no clube, pois na seletiva que apontou o representante de Mato Grosso no Campeonato Nacional daquele ano – o Mixto – o alvinegro foi dirigido por Roberto Jesus César, o Careca, que em seguida perdeu o cargo para o retranqueiro Milton Buzzeto.
Muito esperto, Velha trouxe uma inovação para o futebol mato-grossense: na hora de transmitir aos comandados suas orientações sobre a forma que cada um devia se postar em campo, ao invés de usar um quadro negro ou uma prancheta, como todo treinador faz, ele colocava um tabuleiro no chão e utilizava pedrinhas para simular a movimentação dos 11 jogadores.
Na inauguração oficial do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, com quase 50 mil torcedores, o Mixto decidiu com o Flamengo, o Rio de Janeiro, o quadrangular que reuniu também Dom Bosco e Operário Várzea-grandense. Jogo duro contra um Flamengo que tinha Zico, Cantarelli, Júnior, Toninho e Geraldo, os dois já falecidos, Liminha...
Tabuleiro no chão e os jogadores em pé em sua volta, na hora de colocar as pedrinhas nas 11 posições, faltou uma, justamente a que “representava” Zico, o grande astro rubro-negro. Velha coçou a cabeça e disse com ar de preocupação: “Se esse cara já começou a dar trabalho aqui, imagina lá dentro de campo...” , provocando sorrisos da boleirada.
Depois de muita procura da pedrinha que faltava e que supostamente alguém havia escondido para sacanear Velha, ela apareceu. No final da preleção, o "xerife" Nelson Vasques tranqüilizou o treinador: “Deixa essa pedrinha comigo...”
Deixaram. E Nelson Vasques exerceu uma cerrada e eficiente marcação cerrada em cima de Zico, tornando-se uma verdadeira sombra do astro rubro-negro dentro do campo. Mas mesmo com a brilhante atuação de Nelson Vasques, eleito o melhor jogador em campo, o Flamengo ganhou o jogo por 1x0 e o torneio, com um gol de pênalti que o próprio Zico “cavou” em cima do zagueiro mixtense. A bola chutada por Zico bateu no poste, no pé do goleiro Saldanha e entrou para desespero de Velha, que logo depois perdeu o emprego...

É isso aí Severino, bola pra frente.
ResponderExcluir